6 found
Order:
  1.  9
    O mistério de Hamlet.Maria Ivone Accioly Lins - 2002 - Natureza Humana 4 (1):33-57.
  2.  14
    Agressividade e provisão ambiental.Maria Ivone Accioly Lins - 2000 - Human Nature 2 (1):49-69.
    O artigo apresenta algumas das principais idéias de Winnicott sobre a agressividade, particularmente no que diz respeito às suas raízes e à relação entre agressividade e fase intermediária do desenvolvimento emocional. Enfatiza o papel do meio ambiente na transformação do impulso agressivo natural em destrutividade ou em criatividade. É utilizada, como ilustração clínica, a mudança das atitudes destrutivas em atividades construtivas de Boaz, um adolescente de 16 anos, personagem de Caixa preta, livro do escritor israelense Amós Oz.This paper presents some (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  12
    Experiências corporais: A vida de Beckett e as histórias de Malone.Maria Ivone Accioly Lins - 2000 - Human Nature 2 (2):329-349.
    Do ponto de vista teórico, o trabalho ressalta a originalidade de uma visão das doenças psicossomáticas que aponta, não apenas para os aspectos negativos da cisão psique/soma, mas que leva em conta, igualmente, seus aspectos positivos. Da biografia e da ficção de Samuel Beckett são retirados os elementos para uma ilustração da teoria do adoecer psicossomático e dos bloqueios da criatividade causados por falhas ambientais. Falhas precoces dos cuidados maternos são relacionadas às experiências que se encontram na origem tanto de (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  26
    Lugar de Winnicott na História da Psicanálise entre Freud e Masud Khan.Maria Ivone Accioly Lins - 2007 - Human Nature 9 (1):157-180.
    A psicanálise começa com a interpretação dos sonhos, quando Freud dá razão, contra a psiquiatria organicista, aos oniromantes. Para Winnicott, os sonhos, antes de serem objetos de interpretação, são objetos de experiências de . Esse modo de conceber os sonhos é retomado e desenvolvido por Masud Khan.Psychoanalysis begins with the interpretation of dreams, when Freud, in opposition to organicist psychiatry, defends the oneirocritics. For Winnicott, rather than objects of interpretation, dreams are objects of experiences of the self. This way of (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  13
    Término da análise em Freud e em Winnicott.Maria Ivone Accioly Lins - 1999 - Human Nature 1 (1):75-89.
    A comparação entre Freud e Winnicott, quanto ao término da análise, faz-se na ótica das relações entre o feminino e o masculino. Explora-se o diferencial de conceituação no entendimento dos processos pulsional e identificatório, da natureza da dissociação observada na clínica e da eficácia dos meios terapêuticos utilizados. A contribuição de Winnicott, de uma relação puramente feminina ao seio, dá-se no prolongamento da reflexão freudiana sobre o narcisismo primário, constituindo um instigante deslocamento no que diz respeito às idéias e às (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  19
    Ver-se e ser visto na terceira idade.Maria Ivone Accioly Lins - 2003 - Human Nature 5 (2):459-468.
    A autora examina a relação entre a auto-imagem na terceira idade e a construção de uma identidade pessoal. O papel de espelho da mãe, da família e da sociedade em sentido mais amplo adquire, em determinada etapa do amadurecimento, uma importância relevante na construção de um si-mesmo autêntico e singular. Depoimentos pessoais de duas cineastas e relato clínico são utilizados na aplicação das proposições teóricas de D. W. Winnicott sobre a relação entre ser e ser visto.The author examines the relationship (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark